Início de ano, já começa a estação chuvosa e com ela o perigo dos raios. O Brasil é o país com maior índice de raios do mundo.
No sábado (03), a Companhia Elétrica do Ceará – COELCE recebeu cerca de 1.400 ocorrências em todo o Estado. No final de semana passado caíram cerca de 478 raios em todo o estado do Ceará. A cidade de Tauá teve a maior incidência de raios, 208. Seguida por Independência, com 109, e Arneiroz, com 98 raios. Em Fortaleza, foram registrados 71 raios. Os números são referentes aos dias 03 e 04. A estimativa é da Coelce.
Raios, relâmpagos e trovões são fenômenos naturais cercados por mitos e verdades. Saiba o que é verdade e como se proteger.
1. Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, dito popular, raios podem, sim, cair diversas vezes na mesma localidade.
2. Para-raios protegem os equipamentos eletrônicos. Não! Protegem apenas a construção. Para garantir a segurança de equipamentos eletrônicos, é preciso instalar supressores de surto de tensão. Eles evitam que as descargas elétricas atinjam e queimem os aparelhos.
3. Os objetos atingidos por raios são sempre os mais altos: Objetos altos têm maior probabilidade de ser atingidos. Mas um raio pode atingir o solo ao lado de uma grande árvore e isso não pode ser previsto.
4. Barracas e árvores são bons abrigos durante uma tempestade: Se você estiver ao ar livre durante uma tempestade, nunca fique dentro de barracas ou embaixo de árvores isoladas. As barracas possuem hastes metálicas e, assim como as árvores, atraem as descargas elétricas.
1. Um raio tem temperatura maior do que a da superfície solar: A superfície solar tem temperatura de cerca de 6.000ºC, enquanto um raio atinge até 30.000ºC, cinco vezes a temperatura da parte externa do sol.
2. Não se deve falar ao telefone ou tomar banho durante tempestades: A linha telefônica e a tubulação metálica por onde passa a água podem transmitir a descarga elétrica de um raio. Se uma pessoa estiver segurando o telefone ou tomando banho, pode ser atingida, causando inclusive morte.
3. Pode-se calcular a distância de um raio pelo tempo que leva para o trovão soar: A velocidade do som é de cerca de 350 metros por segundo, ou um quilômetro a cada três segundos. Sendo assim, a partir do momento em que se vê o relâmpago de um raio, podemos contar o tempo que levamos para escutar o som do trovão. Se ele leva 10 segundos para ser ouvido, o raio estará a cerca de 3km de distância.
4. Um raio pode atingir uma pessoa em um local fechado: Você pode ser atingido pela descarga elétrica de um raio mesmo estando em um local fechado. Isso acontece porque, se um raio atingir a linha de telefones enquanto você estiver segurando um aparelho com fio, também receberá a descarga.
5. É recomendado também que se desliguem todos os aparelhos elétricos e eletrônicos durante tempestades, pois podem ser um meio de acesso à descarga elétrica dos raios.
Fonte: http://www.funceme.br/
Coelce