Eficiência energética é a relação entre a quantidade de energia consumida por determinado equipamento e a quantidade de energia efetivamente utilizada por ele para realizar a tarefa a que se propõe. Por exemplo, a lâmpada: o objetivo da lâmpada é produzir luz, portanto toda a energia utilizada pela lâmpada deveria ser transformada em energia luminosa para que tivéssemos uma eficiência energética de 100%; entretanto, uma lâmpada incandescente possui uma eficiência de 8%, o que significa que apenas 8% da energia elétrica que ela consome é transformada em energia luminosa (luz), e o restante, 92%, são perdidos em forma de calor. Já a lâmpada fluorescente possui uma eficiência de 32%, significando que 68% da energia que ela consome é perdida em forma de calor.
Este projeto é um conjunto de medidas bem definidas quando implantadas, levarão à uma redução, previamente determinada, dos custos de consumo de energia de uma empresa ou residência, mantendo-se os níveis de produção e da qualidade.
O Beneficio acontece por meio do melhor aproveitamento das instalações e equipamentos elétricos com consequente melhoria na qualidade do produto; redução do consumo de energia resultando em maior produtividade, sem prejudicar a segurança.